top of page
Buscar
  • Foto do escritorFatima Verissimo

CÃO BARROCAL ALGARVIO

Origem: Algarve (Barrocal) - Portugal


Função de origem: Cão de caça menor e maior .


História: O seu nome está relacionado diretamente com a zona geográfica onde a raça se concentrou e desenvolveu: a zona do Barrocal Algarvio, assim caracterizada por existirem várias elevações calcárias de forma irregular que têm o nome de barrocos. Tem aparência esguia e atlética dos galgos egípcios dos quais se acredita ter origens, mas há também semelhanças com o Podengo Português e os Border Collies, raça inglesa de cães pastores. Podemos juntar estas três raças e temos a imagem do Barrocal Algarvio: focinho alongado, orelhas pontiagudas, cauda em formato de caracol, o pelo comprido, em particular nas patas, cauda e base das orelhas e figura esguia e ágil, podendo chegar aos 58 centímetros e pesar até 25 quilos.


Temperamento: Rápidos, agressivos, trabalhadores incansáveis, resistentes às adversidades, enérgicos e territoriais, qualidade necessária para também ser considerado um bom cão de guarda. É meigo e paciente e adapta-se bem à vida em família, mas requer atenção.


Variedades da pelagem: Liso e denso, de comprimento médio. Sem sub-pêlo. Abundante na região do pescoço, base das orelhas, coxas, face posterior dos membros, e inferior da cauda, onde é franjado. COR: As pelagens mais comuns são os fulvas, amarelas, castanhas, pretas e cinzentas em todas as tonalidades, unicolores ou malhados, ou brancos malhados destas cores. Admitem-se as pelagens tricolores, raiadas ou interpoladas.


Patologias: N/D


Cuidados estéticos: Sendo de fácil manutenção, a pelagem necessita apenas de uma escovagem ocasional.


Curiosidades: Chamado de cão felpudo, cão abandeirado ou lanudo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page