O que é?
A tosse do canil, também conhecida por traqueobronquite infecciosa canina, é uma doença altamente contagiosa entre os cães. É transmitida por uma ou mais bactérias e, muitas, vezes também está associada a um vírus. As chances de transmissão também aumentam quando há aglomeração de cães.
Sintomas
Os principais sintomas são:
Tosse frequente
Espirros
Secreção saindo pelo nariz, boca e olhos
Chiar quando respira
Febre
Pode incluir vômito de espécie de espuma
A tosse, pode ser confundida, como se o patudo estivesse engasgado, convém prestar atenção.
Causas
A principal forma de contágio da tosse do canil é através do contato direto de um cão contaminado com um cão saudável, seja através da tosse ou de espirros, que fazem com que as bactérias e vírus se espalhem e cheguem até outros cachorros.
Ter atenção, que os micro-organismos causadores da doença podem ficar em objetos de uso do animal como bebedouros, comedouros, mantas/camas e brinquedos, além de roupas, calçados, tapetes, sofás, etc., e em qualquer outro objeto que esteja presente nos locais que o cão circula e frequenta. Assim, a contaminação também pode ocorrer pelo uso em comum de objetos e pela fraca higienização deles e da casa.
Riscos da tosse do canil
Como alguns sintomas da tosse do canil, parecem simples (tosses e espirros), pode parecer que é passageiro e acabe por não levar, o cão ao veterinário. Na maioria dos casos, os cães recuperam entre 10 ou 15 dias. No entanto, é aconselhável que o patudo seja acompanhada por um profissional, porque, em casos de cães muito jovens ou idosos, a tosse do canil pode resultar num quadro de saúde mais grave, com pneumonias, o que pode levá-los à morte.
Tratamento e Prevenção
Quando se aperceber dos sintomas da tosse do canil, consulte um médico veterinário, que vai avaliar o estado de saúde do cão, e realizar exames, para diagnosticar a tosse do canil.
Após a confirmação, o tratamento é feito com:
- xaropes/expectorantes que ajudam a diminuir a tosse
- anti-inflamatórios para reduzir a inflamação e controlar a dor,
- antibióticos para combater a infecção bacteriana
- e inalação para auxiliar a expectoração da secreção produzida por essa doença.
Recuperação da doença em casa
Após a visita ao veterinário, é necessário acompanhar a recuperação do cão em casa. Para isso, alguns pontos são importantes:
Medicar o cão na dosagem e horários exatos informados pelo veterinárIo
Garantir que o patudo está a alimentar-se e a beber água adequadamente;
Vigiá-lo para que faça o máximo de repouso possível, evitando brincadeiras e passeios longos;
Oferecer um ambiente aconchegante;
Caso haja outros cães na mesma casa, mantê-los separados para evitar o contágio pelo menos 20 dias – tempo para recuperação do cão doente -, e não deixe que eles compartilhem os mesmos utensílios (comedouros, bebedouros, cobertas, brinquedos, etc.);
Manter a higiene básica, como lavar as mãos com água e sabão após entrar em contato com o cãoinfectado;
Fazer uma boa higienização na casa, nas divisões que o cão doente permaneceu e nos objetos que ele utilizou.
A higienização deve ser feita com água e sabão, lavando os comedouros, bebedouros e brinquedos do animal e depois deixá-los de molho por 15 minutos numa solução desinfetante, usando no final, essa mesma solução para limpar o chão.
Como prevenir a tosse dos canis
A melhor forma de evitar que os cães sejam infectados e contraiam a tosse do canil é através da vacinação, que, apesar de nunca ser 100% eficaz, diminui consideravelmente as probabilidades de contágio.
Se identificar um ou mais sintomas da tosse dos canis em seu cachorro, procure um veterinário o mais rápido possível e siga suas orientações.
コメント