Origem: Portugal - Região Norte
Função de origem: Cão de guarda de rebanhos.
História:. Sendo uma das raças mais antigas da Península Ibérica, deve o seu nome à vila de onde é originário, a vila de Castro Laboreiro no concelho de Melgaço. É uma região montanhosa, agreste, com altitudes até aos 1400 metros.
Temperamento: Ágil, bastante resistente, nervoso, hostil para com os desconhecidos, inteligente; em família é um cão leal, dócil e obediente. Indispensável na proteção dos rebanhos contra o ataque dos lobos que, nas imediações da região de origem, ainda hoje são frequentes. Graças à sua vigilância constante e às suas patrulhas frequentes, é a sentinela ideal para as propriedades que lhe estão confiadas. Nobre de índole. Tem um ladrar de alerta característico, que se inicia com um tom profundo, subindo em seguida em tons graves, para terminar em agudos prolongados.
Variedades da pelagem: A cor cinzenta-lobo (lobeiro) é a mais difundida e a cor preferida é a “cor do monte” considerada pelos criadores da região de Castro Laboreiro, como uma característica da raça. É uma pelagem tigrada cuja cor de base é composta por diferentes tonalidades de cinzento, cor de carvão mais ou menos escuro. É típico dum pêlo que comporta três cores, desde a cor da pinha (pinheiro), ao vermelho e ao mogno. Os raios podem ser mais ou menos escuros sobre as diferentes partes do corpo: mais escuros sobre a cabeça, dorso e ombros, moderadamente escuras sobre o tronco, a garupa e as coxas, depois mais claro sobre o ventre e por baixo dos membros.
É admitida uma pequena marca branca sobre o peitoral. O pelo é curto sobre o corpo (5 cm aprox.); sem sub-pelo; quase baço, liso, bem acamado e muito espesso. É mais curto e mais denso na cabeça e nas orelhas, onde é mais fino e macio, e nos membros debaixo do cotovelo e do jarrete. É espesso e comprido sobre as nádegas, as quais são muito peludas; é resistente e até rude ao toque.
Patologias: Por ser uma raça rústica permite que seja bastante saudável, não tendo problemas específicos de saúde que possam ser identificados.
Cuidados estéticos: O Cão de Castro Laboreiro é uma excelente escolha para pessoas que tenham alergia ao pêlo, uma vez que, por não possuir camada de sub-pêlo (que normalmente muda duas vezes por ano e leva a uma queda significativa de pêlo), não põe em causa a saúde das pessoas que sofrem deste tipo de alergia. Esta característica é muito dificilmente encontrada noutros cães de gado. Para que a pelagem fique limpa e brilhante, basta uma escovagem ocasional.
Curiosidades: O Cão de Castro Laboreiro foi utilizado como cão polícia e militar, cão-guia e vencedor de provas de Agility.
Commentaires