Há várias razões para tosquiar os cães, pode se por razões meramente estéticas, por advertência do veterinário, gosto do tutor, etc.
No entanto, esta acção é fundamental para a manutenção da saúde da maioria destes animais e previne alguns problemas, como por exemplo:
Infeções e feridas: Para garantir que feridas e infeções se mantêm limpas, deve-se recorrer à tosquia da área afetada. Vai melhorar a capacidade de controlo, e impedir que haja propagação. Ao cortar o pelo, nas infeções e feridas, há mais arejamento, o que ajuda a sarar melhor eventuais feridas.
Parasitas: Tosquiar o pelo aos cães pode ajudar no processo de desinfestação, no caso de o seu animal ter algum parasita externo, sendo mais fácil encontrar alguns destes parasitas escondidos. Aliado á tosquia, é importante, periodicamente, fazer uma desparasitação, por exemplo, com recurso a pipeta, coleira ou comprimidos.
Pelo emaranhado: Se o patudo tem muitos nós, por haver falta de escovação, por vezes teremos que recorrer á tosquia mais baixa, para evitar sujeitar o animal ao processo de desfazer nós, que é cansativo e stressante. Há certos nós, que por estarem tão junto á pele do animal, acabam por ser dolorosos, quando faz alguns movimentos e tem que ser removidos, com a máquina de tosquia. Ao não serem removidos podem acabar por criar um ambiente propício ao surgimento de fungos, outros micróbios, e não deixam a pele respirar, podendo provocar dermatites e alergias.
コメント